FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE FACEBOOK


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

RCC- A IGREJA EM MOVIMENTO.



Vamos Partilhar.

O que é ser RCC hoje?
Será que temos noção da importância deste movimento para nós e para a Igreja?
Quais são os cuidados e critérios para pertencer a este movimento?

A RCC é a Igreja em movimento, é o Espirito Santo movimentando e impulsionando a todos nós Igreja. Ser da RCC é está a disposição do Espirito Santo, a célula da RCC é o Grupo de oração, essência particular e única. Sem o grupo de oração a RCC deixaria de existir. A identidade da RCC além da alegria verdadeira e aparente é a pertença a um grupo de oração. *Segundo Padre Joãozinho, o grupo de oração é uma extensão da missa, na qual é o tamanho da importância do grupo. Esta importância torna-se forte a medida que passamos a conhecer a sua história. Os carismas  sempre existiram na Igreja porque o Espirito Santo sempre existiu. As coisas de Deus tornam-se importantes na medida em que passamos a conhecê-las e conhecendo-as e aceitando-as passamos amá-las.  Ao vivenciar todos os frutos que o Espirito Santo nos disponibiliza, leva-nos ao mesmo tempo  anunciá-lo e anunciar suas obras em nós,  pois a ação é imediata.
Segundo a Palavra de Deus, o Espirito Santo não se submete às leis humanas, Ele age quando e na hora que Ele quiser, “Aqueles que são levados pelo Espírito” são “conduzidos” por ele como se é “levado” por um guia ou por um condutor. É o que faz em nós o Espírito quando nos esclarece interiormente sobre o que devemos fazer: “Teu Espírito me conduzirá” (Sl 142, -Tu me seduziste, SENHOR, e eu me deixei seduzir! Jer 20,7

talvez os critérios que devemos considerar  sejam:  deixar-se conduzir, estar em comunhão e intimidade com Deus.

Concluímos que, ser da RCC está ligado em ser de um grupo de oração, se não participo de nenhum grupo ou comunidade de oração, então eu não faço parte da RCC.

Eu gostaria dentro deste assunto da RCC e dentro da sua identidade levantar uma questão:
Como a RCC é um movimento de leigos, devemos ter o cuidado de não extrapolar nossos limites de leigos e pertencentes a Igreja de Cristo. No começo atitudes tradicionalistas discriminavam este movimento achando que era uma forma pentecostalista  influenciada por seitas não Católicas, durante muitos anos sofremos com podas, desprezo e falta da liberdade para expressarmos as diversas ações do Espirito Santo , barreiras que foram vencidas e ultrapassadas pelas orações, orientações, estudos e acompanhamento de perto da própria Igreja.

Hoje a RCC é um movimento respeitado e aceito, hoje ela é vista como essencial para a vida da Igreja. Ela tem um corpo, suas atitudes são coordenadas por diretores Espirituais, bispos e padres e leigos estudiosos da história da Igreja e impulsionados pela força do Espirito Santo que nos rege. Cuidemos para não jogarmos por terra toda uma história construída e conquistada com muitas lágrimas, orações, intercessões de muitos irmãos que já não se encontram entre nós. História que deveremos contar por muito tempo para os novos que farão parte deste movimento no futuro.
Você conhece a RCC? Então ame-a, amando-a  compreenderemos a importância de vivenciá-la na sua essência.
Um abraço.

* Referência- Livro :Cantar em Espírito e Verdade- Orientações para Ministérios de Música - Pe Joãozinho. Pag 88 parágrafo 5º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário